sábado, 2 de maio de 2009

Jovens: Liberdade X Libertinagem

Trabalho com jovens em minha igreja e sempre me deparo com assuntos pertinentes à juventude, pensando nisso achei propício falarmos sobre algo que está totalmente associado a esta fase da vida: "LIBERDADE"
Os jovens de maneira geral sonham com a liberdade, talvez por tratar-se de uma fase de transição onde estamos deixando de ser crianças, dependente do controle dos pais, e começamos a seguir o nossos próprios caminhos, a fazer nossas próprias escolhas.

Tenho visto muitos jovens se enveredando por caminhos errados por não terem um equilibrío e confundirem o conceito de liberdade e libertinagem, que diga-se de passagem, são coisas bem diferentes. Vejamos então os conceitos de liberdade e libertinagem:
Liberdade: Ato de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio (resolução dependente apenas da vontade) qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; Libertinagem: Devassidão; vida de libertino; os libertinos (ímpios).

Algumas pessoas da sociedade e principalmente os meios de comunicação tem colaborado com a difusão desses conceitos distorcidos de uma liberdade totalmente permissiva, onde tudo é possível, onde você pode experimentar de tudo e fazer o que quiser de sua vida.
Se pararmos um pouco diante da TV, perceberemos logo que qualquer produto que o consumo seja destinado ao público jovem estará sempre ligado a uma imagem que nos remete a essa suposta "liberdade". Me refiro a "suposta", porque na maioria das vezes essa liberdade não é verdadeira, muito pelo contrário, são meios de nos tornarem cada vez mais prisionaieros, dependentes do consumo de marcas, produtos, para então sermos aceitos no convívio social e nos sentirmos capazes de ser livres para estar em qualquer lugar ou fazer qualquer coisa.

O que o mundo tenta nos oferecer como liberdade é, na verdade, a pior escravidão imaginável. Basta vermos os altos índices de jovens que se dizem livres e independentes, entregues ao consumo desenfreado de drogas, bebidas, moças dependentes de inibidores de apetites, rapazes entregues ao uso de anabolizantes, promiscuidade e doenças por conta do sexo "livre".


Em 2 Pedro 2: 17-19 temos a definição do que vem a ser essa falsa liberdade “Estas são fontes sem água, névoas impelidas pela tempestade, para os quais está reservada a escuridão das trevas eternamente. Pois preferem palavras arrogantes de vaidade, e nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro. Prometendo-lhes liberdade, sendo eles escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.”
Sim, essa é a falsa liberdade. Mas graças damos a Deus que nos fez verdadeiramente LIVRES através de Seu filho Jesus Cristo! “Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Estais, pois, firmes e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão.” (Gálatas 5- 1)
Nós, jovens, geração eleita do Senhor, não podemos ser passivos diante dessa realidade de libertinagem imposta pelo mundo, precisamos estar munidos para o combate e a nossa arma é a Palavra de Deus, essa sim, é a verdade que nos torna LIVRES! “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8- 32)

Nós somos a luz do mundo, o Espírito Santo está sobre nós. Ao contrário do que o mundo acha, nós somos livres sim, livres do pecado, livres para renunciar tudo que não agrada a Deus. "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2 Coríntios 3-17

Fomos LIVRES pelo poder do sangue de Jesus, e como jovens livres, santos, separados temos que viver o que está escrito em Isaías 61- 1 "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" e Lucas 4- 19 "A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR."
SIM, hoje somos LIVRES, para saltar as muralhas do pecado que antes nos afastavam da presença de Deus e viver uma vida plena na presença do Senhor!

Comemore hoje mesmo a sua LIBERDADE, não a que o mundo dá, mas a verdeira LIBERDADE, que só encontramos em Cristo Jesus!

Um comentário:

Unknown disse...

Achei ótimo o artigo,as vezes nós achamos que liberdade significa fazer tudo..mas não é em assim.

aproveita e dá uma olhadinha no meu blog..paz.