sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como Começar um Namoro Cristão? - Princípios para um Namoro Cristão

Alguns aspectos são importantes para um começo no namoro cristão. Geralmente não sou de estabelecer uma idade certa para alguém namorar. Antigamente isso era o costume, hoje com o decorrer dos tempos e uma mudança na cultura não se faz mais tal coisa. Porém, ainda assim, existem pais que estabelecem uma determinada idade para que seus filhos venham a poder namorar. Eu creio que isso é benéfico e sábio por parte dos pais, mas não uma exigência. Vejamos alguns requisitos importantes para se começar um namoro:

  • Salvação. Ambos os jovens ou adultos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3.16; Lucas 19.10; Romanos 10.9-10).
  • Maturidade física e Espiritual. Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; 1Coríntios 14.20).
  • Comunhão com Deus. Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (1João 1.6-7).
  • O rapaz inicia. Em nosso tempo moderno é "comum" uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar.
  • Permissão dos pais. Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento.
  • Apoio do seu pastor. Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que pastor veja coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.
  • Comunicação e visitas. Deve-se procurar estabelecer um determinado ritmo nas visitas por parte do rapaz à casa da moça. É claro que não todos os dias. Estabelecer uma boa comunicação entre ambos.
  • Confiança dos pais. No decorrer do namoro, deve procurar ganhar e manter a confiança dos pais. Verificar como é a relação entre a pessoa e seus pais. Procurar ser sensível para qualquer mudança.

31 comentários:

jesus disse...

Eu tenho um amigo critão e tem varias meninas critã querendo namorar com ele... ele fica em duvida e pedindo conselho p mim o que faço?

Lucas disse...

Então Manooo..
Cara sinceramente.. Ele não tem muito o que fazer a não ser orar.. Muitas meninas levantam o EGO da pessoa... Isso é complicado.. Então ore por ele, e peça pra ele estar orando... Pra Deus Mostrar.. Pois é uma situação em que a opinião de Deus deve prevalecer... ;D

Anônimo disse...

Bom eu sou uma cristã, e gosto muito de um rapaz cristão tb ... já faz muito tempo, que eu um dia assisti uma pregação dele e me apaixonei, dai por diante ele não saiu mai da minha cabeça. Até que um dia com o falecimento do pai les retornaram a cidade natal, e ele virou ministro da minha igreja. Hoje eu tenho certeza que meu sentimento é de amor por ele.Pelo facebook eu acabei enviando uma mensagem e falei do meu amor por ele. Até no começo quando ele veio eu orei muito pra que Deus tirasse esse sntimento do meu coração ...quando sabia que le por ventura iria pregar eu acabava nem indo a igreja! Bom ele sabe que eu gosto dele, mais parece que ele nem me conhece! Não sei o que faço, eu amo demais,tenho várias fotos dele... e me dói tanto nao ter o amor dele ...o que eu faço

Lucas disse...

Bom olhando com olhos humanos é muito complicada a sua situação...
Mas nós temos que entender uma coisa... Não tentar resolver por nós mesmos coisas que competem a Deus... Acho que foi legal você manifestar seu sentimento por ele, agora ele sabe que vc o ama... a sua parte você já fez... Agora somente entrega. Nós homens, insistimos muitas vezes em tentar resolver com nossas próprias mãos... e quando não tem mais jeito ai que entregamos nas mãos de Deus.. Mas não é assim que deve ser.
Entregue nas mãos d’Ele, espere o tempo do Senhor e enquanto espera... DESCANSE!
E em suas orações diga para o Senhor.. “Deus o Senhor sabe dos meus sentimentos e da minha vontade, MAS que em nome de Jesus prevaleça os planos do Senhor na minha vida” ... Pois você deve saber... a Vontade do Senhor é BOA.. PERFEITA E AGRADÁVEL! Espere no Senhor.. Pacientemente... Perseverando em Oração... Pois o melhor de Deus está por vir na vida daqueles que amam de todo coração!!
“Buscai o reino dos céus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”

Fernando Pires disse...

cara, sei lá, eu devo primeiro chegar na menina e orar e depois falo com os pais dela ou como??? so nao intendi isso ainda..

Anônimo disse...

Poxa... Olha a minha cituaçao.. Eu sou uma cristã e eu amo o meu pastor.. Ele é jovem e solteiro.. Eu acho q ele gosta de mim tambem faz muitos elogios fala q eu sou bonita.. Arruma sempre um pretesto pra ficar perto de mim.. Mais eu acho q ele é um pouco timido.. O q eu faço?

Blog de pipokinhah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog de pipokinhah disse...

bom sou uma crista gosto de um garoto cristao agente namorava ai terminamos e talls.. eu ainda gosto dele e sonho com ele direito nao sei o que faço?

Lucas Pacheco disse...

Bom.. Mesmo passado muito tempo... Primeira para o Fernando, eu aconselharia vocÊ conversar com Deus.. Orar com Ele... E depois você fala com a menina, se for da vontade dEle, manda a real pra ela.. E assim Deus trabalha, já vi casos, que o cara orou 6 meses pra depois falar pra menina, hoje eles são noivos. Então, eu vejo que calma, é a melhor coisa pra ter um relacionamento na presença de Deus.

Lucas Pacheco disse...

Anonimo... Ora, bastante por sinal... rs

Lucas Pacheco disse...

Blog de Pipokinhah...

Mesma coisa... A Espera do Tempo de Deus é a Perfeição dos fatos, as vezes, o atalho no nosso tempo, quebra o de Deus e pra isso você tem que buscar nEle e se for da vontade de Deus que você volte a namorar com o menino, fale com o próprio ;D

Anônimo disse...

Gente eu gosto do meu pastor.. E eu me declarei pra ele ele disse q eu agado ele disse q eu era uma pessoa de Deus e q me acha bem bonita.. Mais no dia seguinte ele começou a namorar uma menina q nem era batizada batizou depois q eles começaram a namorar... Isso é errado nao so pelo fato de eu gostar dele... Mais nao tiro ele da minha cabeça . O q eu faço?

Anônimo disse...

o estou orando por um menino , mais sò que ele era da igreja e agora ele saio , ah algo de errado nisso ?
o que è que vc acha?

Anônimo disse...

cara...eu estou apaixonado por uma menina do meu ministério ahhh... e tenho 15 anos será que é mt cedo para isso...como eu devo fazer devo me declarar primeiro ou orar primeiro cara...me AJUDA!!

Anônimo disse...

cara estou apaixonado por uma menina do meu ministério não sei o que fazer sendo que é a primeira vez que sinto algo por uma pessoa com a mesma religião que a minha como é minha primeira vez não sei o que fazer devo me declarar a ela? orar primeiro?caramba não sei o que fazer me AJUDA!!

noddy disse...

cara estou apaixonado por uma menina do meu ministério não sei o que fazer sendo que é a primeira vez que sinto algo por uma pessoa com a mesma religião que a minha como é minha primeira vez não sei o que fazer devo me declarar a ela? orar primeiro?caramba não sei o que fazer me AJUDA!!

Lucas Pacheco disse...

Mano, na real, ora primeiro.. Mas acredita em Deus, que é que responde, que é a voz dEle antes da sua. Novo? Ah, é difícil dizer, mas lembre-se: se quer namorar é pra casar.

Anônimo disse...

Tente conversar com ele por exemplo: como foi o culto hj etc ai vc tornasse próxima e começa a orar vai que ele te pede em namoro!!!

Anônimo disse...

Não sinta raiva no seu coração sempre fale com ele finja que nada aconteceu tornece amiga pode ser que vcs voltem!!

Anônimo disse...

Eu gosto de um menino da igreja e ele sempre olha pra mim estou orando mas queria iniciar uma conversa com ele

Anônimo disse...

Meeus pais são rigidos, não permite que eu namore, eu e eles se ama muito, e somos evangelicos, porem, temos medo de pedir a permissão dos meus pais, oque eu faço?

Anônimo disse...

Oi pessoal

Anônimo disse...

Eu já passei seis meses orando com um garoto, meu pai e minha mae concordaram , e eles também sao meus pastores, agora entramos num relacionamento mais serio, a corte. Só que eu realmente gostaria que ele me pedisse em namoro, um namoro sem beijos, mas sla, acho tao legal quando acontece com os outros, será que é errado eu querer isso??

Anônimo disse...

Entao,, eu gosto muito de uma menina do meu ministerio,, ee eu jah falei pr .ela isso confessei isso a ela,, nos decidimos orar.. pra ver. ser Deus confirma o nosso namoro...queria. q vc me falaria... atravez daa. .. confirmaçao como ela chegaria, tenho poucas esperiencia

Lucas Alencar Adorador Unlimited disse...

Todos nós que amamos e adoramos a Deus, caminhamos em uma direção totalmente contrária aos valores de uma sociedade corrompida pelo pecado, e nesse contexto escrevi algumas palavras que expressam a minha gratidão à Deus por todos os benefícios que me tem concedido, senão vejamos:

Seu amor é para sempre, mesmo no medo mais profundo, te busco, o que posso te dar por tudo o que tu és? Curou-me, me libertou e me salvou. Tu és para sempre.
Meu coração está em ti. Sinto o seu rio de águas vivas passando sobre minha vida. Sua presença refrigera a minha alma, O teu amor dura para sempre e me inspira a te adorar. Te adorar é o que eu mais desejo. Fonte de vida eterna, vida em abundância.
Deus está aqui conosco, andando conosco. Santo, Santo ele é Santo. Fogo do espírito Santo venha sobre nós e que o teu amor e os teus anjos desçam com a tua glória e nos toque.
Completa a boa obra que começaste em teus filhos e filhas. Deixa me ver tua face. Ainda que eu não compreenda plenamente os teus caminhos, eu me entrego a ti completamente para fazer a tua vontade.
Cumprir o chamado do Leão da Tribo de Judá é o meu destino. Chamado, Poder de Deus, Visão, Promessa e o cumprimento do tempo de Deus, nessas coisas importa-me buscar a ti.
Desesperadamente busco a tua face e o sobrenatural da tua presença oh Raiz de Davi, Príncipe da Paz. O meu prazer é te ouvir através da doce voz do Espírito Santo. Sua voz é única, suave, sobrenatural.
Que o Espírito Santo de Deus o/a abençoe poderosamente neste dia!

Abraços,

Lucas Alencar,

Blog Lucas Alencar Adorador Unlimited

Convido a todos a conhecerem o Blog em que compartilho experiências e testemunhos na presença do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus!

http://conferencistalucasalencar.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Por favor! Uma menina cristã eu gosto muito dela, o que eu não gosto de saber é em pedi-la, mas eu creio que Deus vai me ajudar... Eu quero perguntar o que eu falo para ela e se é bom mandar cartas para ela... é bom porque ela já me conhece e quando eu a olho ela me olha e sorrir...

Theus Almeida disse...

Msm Coisa Acontece Cmg..

Theus Almeida disse...

Msm Coisa Acontece Cmg..

Anônimo disse...

Nossa, Acheii isso Muito legal, Eu e alguns colegas temos um grupo de namoro cristão no Whatsap e muito bom. E esse blog esta mi ajudado muito.. Mas também tenho uma Duvida, Tem um menino que esta afim d mim ele e cristão, mas e mais novo que eu uns 2 anos, isso tem algum problema.. eu Falei pra ele que não queria nada agora com ninguém e ainda, mais que agora q agente tava se conhecendo e tínhamos que espera em Deus.. !

Diomar Hill disse...

Podes me add neste grupo, estou precisando aprender mais.

Diomar Hill disse...

Podes me add neste grupo, estou precisando aprender mais.