O cristão, muitas vezes, troca aquilo que é prioridade em sua vida. Confunde o que vem em primeiro lugar, o que deve deixar por último, por onde deve começar... Talvez este seja o seu questionamento hoje. Você saberia dizer o que vem em primeiro lugar em sua vida?
Sei que esta pergunta deixará muitos sem uma resposta certa, e é por isso que vou deixar uma lista daquilo que você tem que colocar em primeiro e em último lugar em sua vida.
1º - Deus: Muitos jovens colocariam Deus em primeiro lugar. Mas há uma confusão muito grande hoje dentro da Igreja de Cristo. Muitos líderes e liderados acham que vindo à Igreja e tendo um ministério: louvor, dança, diáconos, presbíteros, secretaria e etc..., estão colocando Deus em primeiro lugar. Isso é uma mentira dada por satanás para confundir a mim e a você. Há uma diferença entre servir a Deus e ter intimidade com Ele. A palavra de Deus, no livro de Salmos 25:14 nos diz: “O segredo do Senhor é para os que o temem; ele lhes fará saber a sua aliança”. Quantos de nós não oramos mais sozinhos no nosso lugar secreto, só você e o Senhor. Entenda, meu irmão, uma coisa: há muitas maneiras de Deus falar com você, mas só há uma maneira de você falar com Deus: orando. Quando falo de ter intimidade, falo de conhecer o Senhor. Saber o que O deixa triste, o que O faz feliz, sentir o toque Dele. Isso é ter intimidade. No livro de Oséias 6:3-6, a Palavra nos exorta dizendo: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer o Senhor... Pois eu quero misericórdia, e não o sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”. Muitos têm tempo para assistir televisão, jogar futebol; tempo para navegar na internet, para namorar, para ir a igreja, para estudar, mas nunca estão disponíveis para ficar uma hora, quinze minutos ou nem mesmo dez minutos a sós com Deus. Quanto tempo você tem para dar a Ele, meu irmão? Se você ora, ore mais. Se você lê a bíblia, leia mais. Fazendo assim você começará a ter mais intimidade com o Mestre, coloque-O em primeiro plano na sua vida. Pedro nos exorta dizendo: “Deixando, pois toda a malícia, todo o engano, e fingimento, e invejas, e toda a sorte de maledicências, desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação, agora que provastes que o Senhor é bom”. I Pedro 2:1-3. Daniel sabia o que era intimidade, pois orava três vezes ao dia, e quando vinha a tribulação, Deus o livrava, pois o amava, aleluia!
2º) Família: Muitos dentro das Igrejas estão mais preocupados com seu ministério na comunidade do que com a sua família. A família tem que ser prioridade em sua vida, pois se você tiver uma família estruturada, terá um ministério estruturado. A família hoje, na sociedade, está sendo destruída, e essa destruição não pode ser transferida para as famílias dentro das Igrejas. Quantos pais hoje culpam a igreja, porque seu filho ou filha está nas drogas. Quero dizer meu irmão que a culpa não é da igreja. A culpa é a sua propriamente. A maioria das crianças está sendo educada pela televisão. Talvez seu filho, um dia também tenha sido educado pela mesma. Já vi muitos pais que, para manter seus filhos entretidos, os colocam sentados em frente à televisão, enquanto a bíblia nos diz “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” Provérbios 22:6. Muitos pais não dão aos filhos tempo para se conhecerem e serem amigos. Vemos maridos insensíveis às suas esposas. Efésios 5:25 nos exorta “Vós, MARIDOS, amai as vossas mulheres, como também Deus amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Esposas tomando o lugar do homem dentro do lar, lugar que Deus deu ao homem. O mesmo livro de Efésios 5-24 declara: “Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo aos seus maridos”. Quantos jovens não amam e nem honram seus pais. Quer viver muito jovem? Então veja o que a bíblia lhe diz: "Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”Êxodo 20:12. Deus quer restaurar a estrutura familiar da igreja, e Ele quer começar com a sua família. Chame os membros da sua família, peçam perdão a Deus juntos, façam uma aliança de se amarem e de se respeitarem como a bíblia manda que se faça e Deus começará uma transformação na sua casa, e muitos dirão: “bendita é esta casa”.
3º)Estudo ou Trabalho: As Igrejas hoje, em sua maioria, passaram ou estão passando por dificuldades financeiras. O que está acontecendo com a Igreja de cristo? Será que Deus se esqueceu do seu povo? Nunca se viu tantas pessoas passando dificuldades, desemprego geral, famílias passando necessidade, e até mesmo fome. Infelizmente a culpa disso estar acontecendo não é do pastor da sua Igreja, muito menos de Deus, a culpa é nossa por não nos apropriarmos das promessas dadas por Deus, nem dos ensinamentos que são dados pelos líderes dentro das Igrejas. Um exemplo: “existem muitos desempregados na Igreja, não por falta de empregos, mas sim por falta de pessoas capacitadas para as chances oferecidas”. Por várias vezes nossos pastores e líderes nos ensinam que devemos estudar, nos formar e até mesmo fazer um curso de pró-graduação, mas o que é dito entra por um ouvido, e sai por outro. Como você quer ser uma secretária, se ainda não aprendeu a ler e nem a escrever? Como conseguir um bom emprego, se você não se formou? Existem hoje cursos para reciclagens, supletivos e muitas outras coisas que você pode fazer. Então acorda meu Irmão! Temos como exemplo a vida de Paulo que se formou em uma das maiores universidades da época, na cidade de TARSO. Estudou com Gamaliel, um dos maiores mestres da época. Tinha como profissão a arte de fabricar tendas e tinha duas nacionalidades. Paulo é um exemplo para a Igreja de hoje. Jesus, antes de começar o seu ministério trabalhou como carpinteiro para sustentar a sua família. Você está entendendo meu irmão? Você tem que trabalhar e ser um exemplo onde trabalha e se ainda não estiver trabalhando, lute para se capacitar e arrumar um bom emprego em nome de Jesus.
4º) Igreja: Se você colocar os três primeiros tópicos em prática, o seu ministério será tremendamente abençoado. Conheço muitos pastores que possuem um ministério abençoado, pois aprenderam a colocar certas prioridades em primeiro lugar. Ao contrário, muitas Igrejas só estão inchadas, só se vê um vale de ossos secos, sem o sopro da vida do Espírito Santo de Deus. Infelizmente satanás está roubando isto da Igreja. Paulo nos exorta dizendo: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. O que mais se vê hoje são pessoas doentes espiritualmente nas Igrejas. Pastores e lideres com a vida desorganizada. Como você pastor, ou você líder, ou até mesmo você meu irmão, pode aconselhar um pai que está com seu filho nas drogas, ou com um vício (bebida, cigarros, etc...), ou na prática de pecados que a bíblia condena, se na sua própria casa isto tem acontecido? É preciso rever alguns conceitos, olhar para trás, e reconhecer aonde foi que você errou, e pela graça e a misericórdia de Deus começar a reparar o erro. Há pouco tempo aconselhava uma jovem que estava na pratica do pecado, se vestindo inadequadamente para alguém que servia a Deus, e ela me disse: “Eles me olham porque querem!”. Isso é furtar a benção do seu próximo, pois além de fazê-lo pecar, você também está pecando. Quando fui olhar, ela fazia isto, pois tinha exemplo na sua própria casa. Hoje as pessoas querem que a bíblia se molde à sua maneira de viver, ao invés dele se moldar à luz da Palavra. Temos que nos conscientizar de que a apostasia dos últimos dias já está tomando conta da Igreja, e não podemos ser pegos por ela. Ore amado irmão, para que um avivamento comece a acontecer na sua Igreja, na vida das pessoas que freqüentam a mesma, um avivamento que possa alcançar a sua nação. Queremos que o Senhor restaure as bases da Igreja, e isso vai acontecer quando eu e você, pararmos de querer tirar a trave do olho do nosso irmão, se na verdade temos que tirar é a nossa própria trave. Precisamos nos humilhar perante o Senhor, para que a mudança comece em nós, em nome de Jesus, amém.
5º) Namoro: para este tópico, precisamos fazer algumas considerações:
A) Se você quer realmente namorar, precisa entender que esta atitude é muito séria. Não podemos namorar por namorar. Quando pedi minha esposa para namorar, a primeira coisa que disse a ela foi: “Eu só namoro para casar, se não for assim, nós nem vamos começar”. O namoro é o princípio de um casamento, não um divertimento, é algo sério.
B) O namoro do cristão tem que ser de três, quatro, cinco e assim por diante. Deus tem que estar neste negócio. Não fique sozinho, tenha sempre alguém com você. Tenha no namoro uma amizade para se conhecerem. O que ele gosta, o que ela gosta. Leiam a bíblia juntos, orem juntos, e jamais pratique sexo antes do casamento. Não deixe ele (a) lhe tocar, pois seu corpo é santuário do Espírito Santo. Se vocês já caíram, peçam perdão a Deus, e não voltem a praticar tais atos.
C) Se não houver a benção dos seus pais, dos seus pastores e líderes, é melhor nem começar. Algo que começa errado terminará também errado. Conheço pessoas que casaram sem a benção dos pais, e hoje, ou estão separados, ou estão com vários problemas no casamento.
D) Procure alguém que esteja dentro do arraial de Deus. Veja se ele (a) estuda, ou se já formou. Procure saber se ele (a) trabalha, ou se é alguém preguiçoso. Só amor não traz comida, roupas e vida tranqüila para dentro do lar. Pergunte aos pais dele como ele (a) é dentro de casa. Observe como ele( a) age com os seus pais, pois assim como ele (a) age com eles, assim agirá com você.
E) veja se ele (a) faz parte de algum ministério dentro da Igreja. Quando temos um ministério dentro das Igrejas, esquecemos das tentações, pois ficamos tementes, não querendo pecar contra Deus. Se você fizer isto Deus abençoará o seu namoro, e quando você se casar será tremendamente abençoado seu relacionamento a dois.
Conclusão
Reorganize a sua vida. Deus é um Deus organizado e ama organização. Aprenda a colocar em prática as prioridades que foram citadas, e você verá uma mudança radical em sua vida. Que Deus lhe abençoe profundamente.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Qual a sua prioridade?
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
O cristão e a música
Cuidado com o que entra pelos seus ouvidos, o inimigo trabalha na mente das pessoas e o que ele quer é deixá-lo vulnerável e não permitir que você saiba ou aceite as verdades contidas na bíblia.
Dentre as coisas que mais me entristecem hoje está o comportamento dos cristãos em relação à música. Não consigo sentir-me tranquilo em saber que muitos que estão em nossas igrejas evangélicas ouvem músicas seculares e ainda se identificam com algumas delas, posso até estar parecendo quadrado demais, mas não estou sendo. A palavra do nosso Deus diz que o que não é para Ele é para o diabo e temos que levar isto para todas as áreas de nossas vidas, veja bem, pense da seguinte forma, cada música gospel criada é consagrada e oferecida a Deus. Agora pense nas demais que não são consagradas ao Senhor. Responda você mesmo!
Lucifer, enquanto anjo de luz e ministro de louvor nos céus, entendia e entende muito de música e aí está a resposta de o por que as músicas seculares mexem tanto com o ser humano e nem precisa de uma bonita letra, e hoje, no inferno, ele usa este talento inspirando os artistas a fazerem músicas que blasfemam o nome de nosso Criador. Exagero? Até as músicas que tem letras românticas como algumas de “Legião Urbana”, “Paralamas” e “Titãs” não escapam desta lista, existe uma técnica em que se pode inserir mensagens em CDs que podem ser ouvidas somente no sentido contrário de rotação do disco, são as chamadas “mensagens subliminares” (consulte: http://www.mensagemsubliminar.com.br), estas ficam registradas somente pelo nosso subconsciente.
Até os solos de guitarra ou de outros instrumentos podem ministrar maldição em nossas vidas, uma vez consagrados ao demônio, mas também podem ministrar bênção, um exemplo é o texto de 1ª Samuel 16:23 (“E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”), os cristãos não devem copiar o que há no mundo, Deus nos capacita e nos dá instrumentais mais bonitos, mais preenchidos e que ministram bênção na vida dos que ouvem, tome muito cuidado por que simplesmente ouvindo uma música amaldiçoada você pode estar sendo prejudicado, todo o Dom perfeito vem do Céu (Tg 1:17).
Agora, fique atento, não existe ritmo do “diabo”, como já ouvi muitos falarem, todos eles foram criados por Deus e, o Diabo, através do homem, apenas distorce e é somente o que ele sabe fazer, distorcer o que o Criador fez.
Cuidado com o que entra pelos seus ouvidos, o inimigo trabalha na mente das pessoas e o que ele quer é deixá-lo vulnerável e não permitir que você saiba ou aceite as verdades contidas na bíblia.
Dentre as coisas que mais me entristecem hoje está o comportamento dos cristãos em relação à música. Não consigo sentir-me tranquilo em saber que muitos que estão em nossas igrejas evangélicas ouvem músicas seculares e ainda se identificam com algumas delas, posso até estar parecendo quadrado demais, mas não estou sendo. A palavra do nosso Deus diz que o que não é para Ele é para o diabo e temos que levar isto para todas as áreas de nossas vidas, veja bem, pense da seguinte forma, cada música gospel criada é consagrada e oferecida a Deus. Agora pense nas demais que não são consagradas ao Senhor. Responda você mesmo!
Lucifer, enquanto anjo de luz e ministro de louvor nos céus, entendia e entende muito de música e aí está a resposta de o por que as músicas seculares mexem tanto com o ser humano e nem precisa de uma bonita letra, e hoje, no inferno, ele usa este talento inspirando os artistas a fazerem músicas que blasfemam o nome de nosso Criador. Exagero? Até as músicas que tem letras românticas como algumas de “Legião Urbana”, “Paralamas” e “Titãs” não escapam desta lista, existe uma técnica em que se pode inserir mensagens em CDs que podem ser ouvidas somente no sentido contrário de rotação do disco, são as chamadas “mensagens subliminares” (consulte: http://www.mensagemsubliminar.com.br), estas ficam registradas somente pelo nosso subconsciente.
Até os solos de guitarra ou de outros instrumentos podem ministrar maldição em nossas vidas, uma vez consagrados ao demônio, mas também podem ministrar bênção, um exemplo é o texto de 1ª Samuel 16:23 (“E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”), os cristãos não devem copiar o que há no mundo, Deus nos capacita e nos dá instrumentais mais bonitos, mais preenchidos e que ministram bênção na vida dos que ouvem, tome muito cuidado por que simplesmente ouvindo uma música amaldiçoada você pode estar sendo prejudicado, todo o Dom perfeito vem do Céu (Tg 1:17).
Agora, fique atento, não existe ritmo do “diabo”, como já ouvi muitos falarem, todos eles foram criados por Deus e, o Diabo, através do homem, apenas distorce e é somente o que ele sabe fazer, distorcer o que o Criador fez.
Cuidado com o que entra pelos seus ouvidos, o inimigo trabalha na mente das pessoas e o que ele quer é deixá-lo vulnerável e não permitir que você saiba ou aceite as verdades contidas na bíblia.
O Segredo do Sucesso
(Salmo 128)
O segredo do sucesso está em conduzir a vida de acordo com o plano e projeto que Deus tem para cada um de nós.
Sucesso não é fama, não é dinheiro. Sucesso é vida aprovada por Deus. Cada um de nós foi destinado a cumprir um projeto de Deus. Ninguém poderá fazer aquilo que só compete a nós fazermos. Somos como um navio cujo leme poderá ser guiado por Deus, pelas circunstâncias, pelo mundo ou por nosso bel-prazer. Quando Deus não está no leme, encalhamos. Se Deus está no leme, seguimos na direção certa: sempre seguros e com a garantia de chegar ao destino almejado, mesmo enfrentando as tormentas e tempestades que certamente virão.
Só conheceremos o projeto especial de Deus para a nossa vida, se conhecermos a Deus. Só conheceremos a Deus por meio da Sua Palavra. Só conheceremos a Palavra se a estudarmos, lermos e meditarmos diariamente nela. À medida que aprendemos a Palavra, não podemos ter outra atitude que falar dela sempre, e viver consoante aos seus princípios. Vivendo por suas diretrizes, cumprimos a vontade de Deus, nos conduzimos prudentemente e com sabedoria. Uma vida assim, certamente será bem sucedida.
A Palavra descortina Deus. Deus revela a vida e desvenda os segredos: os segredos do sucesso.
O segredo do sucesso está em conduzir a vida de acordo com o plano e projeto que Deus tem para cada um de nós.
Sucesso não é fama, não é dinheiro. Sucesso é vida aprovada por Deus. Cada um de nós foi destinado a cumprir um projeto de Deus. Ninguém poderá fazer aquilo que só compete a nós fazermos. Somos como um navio cujo leme poderá ser guiado por Deus, pelas circunstâncias, pelo mundo ou por nosso bel-prazer. Quando Deus não está no leme, encalhamos. Se Deus está no leme, seguimos na direção certa: sempre seguros e com a garantia de chegar ao destino almejado, mesmo enfrentando as tormentas e tempestades que certamente virão.
Só conheceremos o projeto especial de Deus para a nossa vida, se conhecermos a Deus. Só conheceremos a Deus por meio da Sua Palavra. Só conheceremos a Palavra se a estudarmos, lermos e meditarmos diariamente nela. À medida que aprendemos a Palavra, não podemos ter outra atitude que falar dela sempre, e viver consoante aos seus princípios. Vivendo por suas diretrizes, cumprimos a vontade de Deus, nos conduzimos prudentemente e com sabedoria. Uma vida assim, certamente será bem sucedida.
A Palavra descortina Deus. Deus revela a vida e desvenda os segredos: os segredos do sucesso.
Faculdade x Deus
Ingressar em um curso superior como medicina, letras, administração, etc., é o sonho de muitos jovens, mas o que se esconde por trás dos muros de uma instituição de ensino superior?
Quando chega o fim do 2° grau, a preocupação com o que vamos estudar na faculdade não nos permite parar e pensarmos como será nossa vida neste novo ambiente. As pessoas têm a ilusão de que a universidade é um lugar de gente responsável, madura, sincera, amiga, onde há respeito pelas diferenças. Porém, esse pode ser o momento em que nossos conhecimentos de Cristo são testados. É hora da nossa fé em Deus ser confrontada com as “verdades” da faculdade, de optar entre o poder de Jesus e das ciências humanas.
Muitos crentes sofrem ao entrar na faculdade porque percebem que nada é como imaginavam, nem todo mundo é amigo, nem todo mundo é responsável, e Deus é ‘perseguido’ a todo o tempo. É o momento em que nos sentimos fracos e perdidos nas aulas que confrontam a existência do Pai e nos apresentam milhares de fatos que “provam” que nossa fé está errada. E a grande maioria sente-se perdida e sem referência do poder e do amor de Deus. Muitos ficam deprimidos e sentem vergonha de dizer que crêem no Todo Poderoso, e por pensarem que a faculdade é um lugar de verdades absolutas acabam vislumbrando uma vida diferente daquela que Jesus nos ensinou, e acabam caindo pela confusão e incerteza que a vida universitária traz.
Mas como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Essa é uma pergunta de difícil resposta, por mais que imaginemos como será nunca poderemos nos preparar para enfrentar essa nova realidade, a única forma é confiar em Deus e ter a certeza que ele está acima de qualquer ciência e de qualquer conhecimento humano.
A faculdade é um lugar onde, teoricamente, tudo entre o céu e a terra tem explicação de ser, mas sabemos que não é bem assim. Deus está no controle de todas as coisas e, embora as ciências tentem entender, apenas o Pai Celestial é capaz de explicar tudo o que acontece no mundo real e no sobrenatural.
A universidade pode ser um lugar de bênçãos infinitas, mas é preciso ter cuidado com o pensamento, o modo de vida do pessoal que não têm a Cristo, para que não caiamos em tentação podendo, inclusive, chegar a negar ao Pai para ser aceito no mundo universitário.
Diante disto o Lagoinha.com pergunta: Como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Se você pensa que a faculdade é um lugar maravilhoso ou se já viveu alguma situação difícil dê sua opinião. Debatam, discutam, exponham a opinião de vocês. Isto é muito importante para nós.
Quando chega o fim do 2° grau, a preocupação com o que vamos estudar na faculdade não nos permite parar e pensarmos como será nossa vida neste novo ambiente. As pessoas têm a ilusão de que a universidade é um lugar de gente responsável, madura, sincera, amiga, onde há respeito pelas diferenças. Porém, esse pode ser o momento em que nossos conhecimentos de Cristo são testados. É hora da nossa fé em Deus ser confrontada com as “verdades” da faculdade, de optar entre o poder de Jesus e das ciências humanas.
Muitos crentes sofrem ao entrar na faculdade porque percebem que nada é como imaginavam, nem todo mundo é amigo, nem todo mundo é responsável, e Deus é ‘perseguido’ a todo o tempo. É o momento em que nos sentimos fracos e perdidos nas aulas que confrontam a existência do Pai e nos apresentam milhares de fatos que “provam” que nossa fé está errada. E a grande maioria sente-se perdida e sem referência do poder e do amor de Deus. Muitos ficam deprimidos e sentem vergonha de dizer que crêem no Todo Poderoso, e por pensarem que a faculdade é um lugar de verdades absolutas acabam vislumbrando uma vida diferente daquela que Jesus nos ensinou, e acabam caindo pela confusão e incerteza que a vida universitária traz.
Mas como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Essa é uma pergunta de difícil resposta, por mais que imaginemos como será nunca poderemos nos preparar para enfrentar essa nova realidade, a única forma é confiar em Deus e ter a certeza que ele está acima de qualquer ciência e de qualquer conhecimento humano.
A faculdade é um lugar onde, teoricamente, tudo entre o céu e a terra tem explicação de ser, mas sabemos que não é bem assim. Deus está no controle de todas as coisas e, embora as ciências tentem entender, apenas o Pai Celestial é capaz de explicar tudo o que acontece no mundo real e no sobrenatural.
A universidade pode ser um lugar de bênçãos infinitas, mas é preciso ter cuidado com o pensamento, o modo de vida do pessoal que não têm a Cristo, para que não caiamos em tentação podendo, inclusive, chegar a negar ao Pai para ser aceito no mundo universitário.
Diante disto o Lagoinha.com pergunta: Como me preparar para não cair nas tentações de um mundo que tem Deus como mais um elemento da vida social? Se você pensa que a faculdade é um lugar maravilhoso ou se já viveu alguma situação difícil dê sua opinião. Debatam, discutam, exponham a opinião de vocês. Isto é muito importante para nós.
Jovem, Cuidado com o que você come
Vivemos hoje uma cultura apressada. Comemos rápido sem nem pensar o que estamos ingerindo. Mas nem sempre comer significa alimentar. Ao contrário, podemos estar comendo apressadamente qualquer coisa que não sustenta, não faz bem, não nutre, não alimenta, só enche a barriga e nada mais.
Assim também acontece com o nosso alimento diário que nos dá instrução, ensino sobre a vida, conduta, religião, relacionamentos, etc. Podemos como diz o sábio Salomão, permitir pequenas concessões em nossa instrução como: a insensatez, a estupidez, a incompetência, a inaptidão, entrar em nosso aprendizado e conduzir nossa vida ao caos, ao desastre total. “As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra”. Eclesiastes 10:1
Precisamos de instrução, de ensino. Precisamos que a transmissão do conhecimento que forma e não deforma ajude na construção do nosso caráter, para que tenhamos habilidades e sejamos capacitados a viver a maneira de Deus, de forma melhor e construtiva.
Como os jovens são instruídos? Quem os ensina? Sabemos que a formação de uma pessoa depende da instrução que recebe. Hoje a instrução vem das escolas, faculdades e muitas vezes de professores que não são modelos, pessoas com vidas despedaçadas, sem referencia moral, sem o conhecimento e o temor de Deus. Muitas são viciadas, permissivas, cujas palavras estão legalmente respaldadas de conhecimento acadêmico, mas, totalmente desassociadas de autoridade de vida.
Assim, também acontece nos lares cujos pais não são exemplos. Levam uma vida sem princípios e não tem moral para corrigir, disciplinar e instruir os filhos através de princípios que ajudarão em sua formação. Encontramos jovens sem direção. Como o presidente Lula disse em seu discurso de posse do segundo mandato, referindo-se a violência, que o problema é a falta de estrutura nos lares, nas famílias.
Como era o ensino? Antigamente o ensino, a instrução era dada pelos pais, e sacerdotes. Pessoas que tinham conhecimento de Deus, cujas vidas estavam pautadas na verdade, tornando-se modelos para os jovens.
Aprendiam como proceder retamente, a ser justo e se conduzir com prudência, sendo capaz de avaliar as coisas com bom senso. Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, nos diz: “Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para o ensino do bom proceder, em retidão, justiça e eqüidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso (capacidade de avaliar, bom senso)”. Provérbios 1.1-4.
Hoje, muitos jovens, por falta dessas coisas, não conduzem suas vidas com prudência. Vi uma reportagem da rede Globo de Televisão, onde o repórter entrevistava vários adolescentes que saiam de um baile fank. Uma adolescente, quando perguntada se seus pais sabiam onde ela estava, respondeu da seguinte forma: “Eles não sabem onde estou; não se preocupam comigo, me deixam fazer o que quero. Eles não me corrigem, mas como eu desejo que eles não permitam que eu faça todas as coisas...!”.
Como vimos acima, os jovens e adolescentes são conduzidos por caminhos de morte, para as drogas, a prostituição, a violência, a marginalidade, por não terem pais para ouvir, para instruir no que devem fazer. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço. Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas”. Provérbios 1.7-10
O ensino correto vindo de pais, professores, instituições, igrejas cujos mestres têm respaldo, autoridade, e são exemplos de vida, traz proteção para os jovens, preserva suas vidas da destruição. “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará”. Provérbios 4.1-6
Os jovens e adolescentes sabem, hoje, discernir entre o certo e o errado, sabem separar as coisas, foram preparados para dizer não as coisas que lhes fazem mal?
Os jovens e os adolescentes, hoje, sabem o que querem da vida, o curso, a faculdade, a profissão, o futuro?
Por isto querido jovem, mesmo que você receba instruções erradas em sua casa ou na sua escola, mesmo que os seus pais e professores não sejam exemplos, você pode ser diferente. Você pode fazer a diferença amando Jesus Cristo, estudando a bíblia, aprendendo através das suas páginas como se conduzir com sabedoria para uma vida de êxito.
Deus lhe abençoe ricamente!
Assim também acontece com o nosso alimento diário que nos dá instrução, ensino sobre a vida, conduta, religião, relacionamentos, etc. Podemos como diz o sábio Salomão, permitir pequenas concessões em nossa instrução como: a insensatez, a estupidez, a incompetência, a inaptidão, entrar em nosso aprendizado e conduzir nossa vida ao caos, ao desastre total. “As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra”. Eclesiastes 10:1
Precisamos de instrução, de ensino. Precisamos que a transmissão do conhecimento que forma e não deforma ajude na construção do nosso caráter, para que tenhamos habilidades e sejamos capacitados a viver a maneira de Deus, de forma melhor e construtiva.
Como os jovens são instruídos? Quem os ensina? Sabemos que a formação de uma pessoa depende da instrução que recebe. Hoje a instrução vem das escolas, faculdades e muitas vezes de professores que não são modelos, pessoas com vidas despedaçadas, sem referencia moral, sem o conhecimento e o temor de Deus. Muitas são viciadas, permissivas, cujas palavras estão legalmente respaldadas de conhecimento acadêmico, mas, totalmente desassociadas de autoridade de vida.
Assim, também acontece nos lares cujos pais não são exemplos. Levam uma vida sem princípios e não tem moral para corrigir, disciplinar e instruir os filhos através de princípios que ajudarão em sua formação. Encontramos jovens sem direção. Como o presidente Lula disse em seu discurso de posse do segundo mandato, referindo-se a violência, que o problema é a falta de estrutura nos lares, nas famílias.
Como era o ensino? Antigamente o ensino, a instrução era dada pelos pais, e sacerdotes. Pessoas que tinham conhecimento de Deus, cujas vidas estavam pautadas na verdade, tornando-se modelos para os jovens.
Aprendiam como proceder retamente, a ser justo e se conduzir com prudência, sendo capaz de avaliar as coisas com bom senso. Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, nos diz: “Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para o ensino do bom proceder, em retidão, justiça e eqüidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso (capacidade de avaliar, bom senso)”. Provérbios 1.1-4.
Hoje, muitos jovens, por falta dessas coisas, não conduzem suas vidas com prudência. Vi uma reportagem da rede Globo de Televisão, onde o repórter entrevistava vários adolescentes que saiam de um baile fank. Uma adolescente, quando perguntada se seus pais sabiam onde ela estava, respondeu da seguinte forma: “Eles não sabem onde estou; não se preocupam comigo, me deixam fazer o que quero. Eles não me corrigem, mas como eu desejo que eles não permitam que eu faça todas as coisas...!”.
Como vimos acima, os jovens e adolescentes são conduzidos por caminhos de morte, para as drogas, a prostituição, a violência, a marginalidade, por não terem pais para ouvir, para instruir no que devem fazer. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço. Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas”. Provérbios 1.7-10
O ensino correto vindo de pais, professores, instituições, igrejas cujos mestres têm respaldo, autoridade, e são exemplos de vida, traz proteção para os jovens, preserva suas vidas da destruição. “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará”. Provérbios 4.1-6
Os jovens e adolescentes sabem, hoje, discernir entre o certo e o errado, sabem separar as coisas, foram preparados para dizer não as coisas que lhes fazem mal?
Os jovens e os adolescentes, hoje, sabem o que querem da vida, o curso, a faculdade, a profissão, o futuro?
Por isto querido jovem, mesmo que você receba instruções erradas em sua casa ou na sua escola, mesmo que os seus pais e professores não sejam exemplos, você pode ser diferente. Você pode fazer a diferença amando Jesus Cristo, estudando a bíblia, aprendendo através das suas páginas como se conduzir com sabedoria para uma vida de êxito.
Deus lhe abençoe ricamente!
Mensagem do Pr. Edmundo Félix
Os Fatos Sobre o Halloween
No dia 31 de outubro muitas pessoas participaram de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil. Mas essa festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam isso.
Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.
Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.
Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas?
Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.
É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.
No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2]
No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3]
A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade"[4]. Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro – seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras.
Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6]
Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’"[7]. Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat.
Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8]. Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças[9]. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10]. A ex-bruxa Doreen Irvine declara: "a bruxaria negra não está distante do satanismo... Praticantes da bruxaria negra têm um grande poder e não devem ser subestimados... Eles podem até exumar covas recentes e oferecer os corpos em sacrifício à Satanás".[11]
Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12] As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.
Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.
Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto?
As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1 Coríntios 2,15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1 Tessalonicenses 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween.
Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween.
"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Levítico 19.31).
"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) .
"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6).
Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas. (John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br/)
Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.
Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.
Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas?
Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.
É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.
No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2]
No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3]
A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade"[4]. Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro – seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras.
Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6]
Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’"[7]. Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat.
Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8]. Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças[9]. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10]. A ex-bruxa Doreen Irvine declara: "a bruxaria negra não está distante do satanismo... Praticantes da bruxaria negra têm um grande poder e não devem ser subestimados... Eles podem até exumar covas recentes e oferecer os corpos em sacrifício à Satanás".[11]
Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12] As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.
Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.
Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto?
As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1 Coríntios 2,15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1 Tessalonicenses 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween.
Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween.
"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Levítico 19.31).
"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) .
"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6).
Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas. (John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br/)
Assinar:
Postagens (Atom)